#DiaMundialdaLínguaPortuguesa #solincaFamily #UNESCO #FalarPortuguês #SomosEspíritosEmEvolução #Lifestyle #ModoDeOlhar #Globalização #SuperaçãoDeObjetivos
PORTUGUÊS NUMA NICE!
Investigadores fazem-nos chegar a
informação que temos cerca de 60.000 pensamentos por dia. Há quem diga que é
impossível controlar todos esses pensamentos, assim como há quem o exercite
todos os dias, fazendo aquilo que parece impossível. Neste momento, longe de fazer
qualquer esforço para controlar o pensamento e, enquanto o display tátil
indica que estarei a consumir cerca de 265 Kcal per hour, deixo-me
evadir através das largas dezenas de metros de vidro da fachada principal. Em
frente, numa pequena nesga, vê-se a linha do caminho de ferro. Sobre a
passadeira, que habitualmente escolho, fica a estranha vontade de ver passar um
comboio, mesmo que por poucos segundos, gesto que para um psicanalista significaria,
certamente, a minha vontade de viajar.
Está-se na zona do Centro Empresarial da cidade.
A construção é do tipo industrial, forrada a chapa metálica em tom cinzento,
com realce dos cartazes publicitários coloridos. Destaca-se um desses: Boom
Bap – French Kick Ass Brand / Don’t Be Sexist! Bitches Hate That!; está
tatuado Get Money no braço de uma mulher e, no outro, colocado sobre a
cara… bem, essas duas palavras, nem ouso escrever! Não, felizmente não se trata
de graffiti selvagem, pois esta zona, por enquanto, foi poupada. A
caminho, já tinha reparado na: HIKVision, especialistas em segurança; Bosch
Car Service; Alfa Elektor –componentes eletrónicos; WeDo Technologies
e, no extremo da rua, uma empresa de comércio de embarcações de recreio, com
seguinte publicidade a Monterey: More than a boat… a way of life.
Agora, enquanto dou passadas vigorosas sem
sair do mesmo sítio, e porque agucei a curiosidade, até reparo nas letras mais
pequenas: sob o nome do restaurante no 1.º andar fico a saber que é uma steakhouse;
WebHelp com a sigla We are a great place to grow; DAPE New Energy
– setor da energia solar; Carglass – vidros para viaturas; Servipel
–
Profesional / Cosmetic.
Chegado ao fim do tempo previsto na
passadeira, baixo o olhar e deparo-me com o botão vermelho emergency stop,
mas pressiono o do simples stop. O display fornece-me alguns
dados estatísticos relativos à minha prestação, entre eles que foi Cool Down
– que revela ser pouco abonatório para tanto esforço, com 96 a 102 batimentos
cardíacos por minuto. Saio e noto na marca daquele equipamento de ginásio – ThecnoGym –. Aliás, só agora noto que são
quase todos! Numa parede é bem visível: Let´s
Ride. Numa outra, #solincaFamily. Numa terceira parede pode ler-se Let´s
Get Info, um espaço informativo, onde o folheto: Smart Friends,
estimula o associado a recrutar um amigo; Your Smart Party Day, um
convite à realização de festas de aniversário de crianças (…). Junto, encontra-se
uma máquina para fazer o check-in do plano de treino. Começo a ler qual
a finalidade das várias máquinas, quase todas para desenvolvimento da massa
muscular, e surgem nomes como: Pulldown; Pectoral; Pulley;
Adductor; Abductor; Leg Extension; Leg Curl; Leg
Press; Arm Curl; Glute; Rotary Torso; Rotary Calf;
Chest Press; Low Row; Crosstrainer; Abdominal Crunch
(…). Numa área específica do ginásio
encontra-se a S – Functional e S – Challenge, para exercícios em grupo, e
surgem termos como: Half Burpee; Power Lunge; Swuitch Climber; Truster;
Jumping Jack; Warm-up, Countdown (…). Dois equipamentos têm mesmo escrito,
em português: “Bicicleta Horizontal” e “Bicicleta Vertical”, o que me deixa
escapar um longo Wow!... só que, para iniciar, há que clicar no botão
verde Quick Start e ter de decifrar Wellness Means More Vitality
ou Wellness Means Mental Balance.
Já no rés-do-chão, dou de caras com a
caixa do desfibrilhador, onde se destaca Intelligent Life Solutions. Na
parede pode ler-se Let´s Get Active. Ao lado, Everyone Everywhere,
a máquina para leitura dos cartões dos associados, claro, Powered by
Solinca. Dirijo-me aos balneários, mudo de equipamento para ir dar umas
braçadas à piscina e acabar relaxado na sauna, banho turco ou no jacuzzi,
e reparo que despi uma peça da marca Team Quest e que a touca da natação
tem inscrita, de um lado, Smart Fitness e, do outro, Powered by
Solinca.
À saída, cruzo-me com um instrutor, de
equipamento preto com Personal Trainer nas costas, que me cumprimenta de
aperto de mão e muita cordialidade, perguntando-me:
– Então… está tudo a correr bem?
Resposta espontânea:
– Yeeeesss! Tudo numa nice!
Sorri, aparentando agrado com a resposta,
e deseja-me um resto de bom dia, que retribuo.
Já fora, no mesmo lado da rua, fico a
saber que Laskasas é uma home decor & interior design.
Este relato talvez permita fazer algumas reflexões
e chamadas de atenção.
1 – A importância no foco – Basta
uma pessoa focar-se excessivamente em algo e passa a haver um avolumar daquilo
que estamos a procurar, indo ao encontro das nossas expetativas. Atenção, se
for algo negativo, podemos estar a promover essa negatividade;
2 – Modo de olhar – Dá que pensar a
frase de Wayne Dyer: “Mude o modo como você olha para as coisas, e as
coisas que você olha mudarão”. Atenção, não significa que não se possa extrair algo
de bom daquilo que não o parece ser;
3 – Superação de objetivos – Devemos
identificar-nos com aquilo que nos faz sentir bem e procurar fazê-lo na dose
certa. Qualquer pessoa, independentemente da idade, se definir objetivos claros
e aplicar o esforço adequado, com motivação e alguma orientação, tem fortes
probabilidades de obter sucesso. Atenção, até podemos acreditar em milagres…
mas o verdadeiro milagre resulta do nosso envolvimento pessoal a originar a
superação;
4 – Somos espírito em evolução – No
caso concreto, Braga é uma cidade bimilenária, fundada no período da ocupação
romana. Trata-se de uma das cidades do país que mais tem procurado manter vivas
as tradições e a cultura popular, a par de um importante tecido empresarial e do
fomento da investigação, em parte sustentados no conhecimento difundido a
partir na Universidade do Minho. Para uns pode ser very cool, mas para
outros algo confuso que haja dísticos azuis para estacionamento rápido na
cidade com a designação Kiss & Go, junto das creches, escolas e
colégios, quando seria mais apelativo um simples “Beija e Baza”, como sugeriu o
humorista João Seabra. Pelo exposto, decididamente, a cidade está a viver a era
da globalização. Atenção, relembra-se que somos espíritos em evolução.
Exultem, amantes da língua portuguesa! A
UNESCO ratificou em 25 de novembro de 2019 a proposta aprovada em outubro, por
unanimidade, pelo seu conselho executivo, para criação do Dia Mundial da Língua
Portuguesa, a ser comemorado, pela primeira vez, no dia 5 de maio de 2020. O
diplomata António Sampaio da Nóvoa, declarou à agência Lusa: “Os países
lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada no hemisfério
Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando
palavras e marcas noutras línguas no mundo”, faltando tornar-se numa língua de
trabalho da ONU.
Obs.: Curiosamente, esta crónica foi
escrita para a BIRD Magazine e colocada na secção Lifestyle. Sem
problemas, tudo numa nice!
© Jorge Nuno (2019)
Sem comentários:
Enviar um comentário